Avaliar a gestão da sua empresa é essencial. Você sabe disso, mas deve ter desistido da ideia depois de pensar nos contras: tempo e dinheiro para contratar um consultor.
Mas e se você soubesse que dá para fazer essa avaliação em apenas 60 minutos e, o que é melhor: grátis? É o que faz o software gratuito da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), entidade privada e sem fins lucrativos, elaborado em parceria com a Petrobras.
Diagnóstico e análise
O e-MEG Diagóstico é uma ferramenta de pesquisa da gestão organizacional que pode ser utilizado por instituições privadas, públicas ou do terceiro setor. O resultado é uma análise do grau de maturidade da sua organização nos níveis básico, intermediário e avançado, além de recomendações de melhorias para aprimorar seus processos.
A ferramenta é baseada no Modelo de Excelência da Gestão (MEG), reconhecido internacionalmente. Para utilizá-la acesse o site da FNQ, entidade privada e sem fins lucrativos. Após a realização do diagnóstico, você pode analisar a gestão organizacional da sua empresa, conhecer os pontos fortes e oportunidade de melhorias por meio do e-MEG Autoavaliação, também concebido pela parceria FNQ e Petrobras.
Com avaliações periódicas, o programa identifica como os processos são gerenciados em toda a cadeia de negócios. As questões são baseados nos oito critérios encontrados no Modelo de Excelência da Gestão: Liderança; Estratégias e Planos; Clientes; Sociedade; Informações e Conhecimento; Pessoas; Processos e Resultados.
A FNQ recomenda que o e-MEG Autoavaliação seja usado somente após a utilização do e-MEG Diagnóstico. O download da ferramenta de Autoavaliação pode ser feito pela página da FNQ.
Caso tenha problemas para utilizar os softwares, você pode entrar em contado com a FNQ pelo e-mail emeg@fnq.org.br. Pelo mesmo endereço também é possível solicitar relatórios comparativos de seu grau de gestão em relação às empresas presentes no Banco de Dados da instituição.

